Quando não souber o que fazer

19 jul

Oi queridos!

Hoje queria compartilhar com vocês sobre uma passagem linda que o Senhor saltou aos meus olhos esta manhã. Se eu colocasse só os versículos, já seria suficiente, porque a palavra de Deus é tão poderosa e não há ninguém melhor do que o Espírito Santo para te explicar como ela se aplica à sua vida. Mas mesmo assim, colocarei minhas impressões. Não colocarei as referencias dos versículos para que o texto fique mais livre. Todas as citações são encontradas em 2Crônicas 20. Tudo o que estiver em itálico é da Bíblia, ok? 😉

E é claro que você pode pegar sua bíblia e fazer as anotações que se aplicarem à sua vida. Fique à vontade e aberto ao que Deus quer falar!

—–

A história que vamos falar hoje fala de um homem de Deus chamado Josafá. Em certo tempo de sua vida, dois povos vieram entrar em guerra contra Josafá e seu povo.

Então informaram a Josafá: “Um exército enorme vem contra ti de Edom, do outro lado do mar Morto. Já está em Hazazom-Tamar, isto é, En-Gedi”. No seu caso ou no meu, pode não ser um exército, mas como um: uma má notícia, uma decisão que pode mudar tudo, um progresso que não está sendo satisfatório, uma situação difícil aos olhos humanos. Um exército vem vindo contra você?

Consulte a Deus e jejue. Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá. Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor.  Assim que o problema se apresentar, não aja precipitadamente, procure orientação de Deus. E o jejum, que pouco é falado ultimamente, é importantíssimo em horas de decisão. Jejuar nos lembra constantemente que estamos em um propósito com Deus porque tiramos algo prazeroso para nossa carne.

Nos versículos adiante, Josafá ora ao Senhor com toda a sinceridade de seu coração, falando de um Deus que já derrotou muitos inimigos mas também é sincero quanto ao seu desespero. Admite que não tem forças para lutar contra esse grande exército e teme a angústia que passarão caso eles o vençam. Mesmo assim Josafá diz que na sua angústia, Deus o salvará. Entretanto, a frase mais linda da oração de Josafá perante seu povo é “Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para Ti.”

Quantas vezes não sabemos o que fazer? E quantas dessas vezes nossos olhos se voltam para o Senhor? É muito mais cômodo murmurar, não crer e desistir. Mesmo que você não saiba o que fazer, mantenha seus olhos no único que pode fazer algo: Senhor Jesus! 

Então o Espírito de Deus veio sobre um profeta e este trouxe uma mensagem de Deus: “Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.” 

Não tenha medo, nem fique desanimado. A batalha não é de vocês! Por que se preocupar, sofrer e acreditar que tudo acabou? A batalha é de Deus e você ouviu falar de alguma de suas derrotas? Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Mesmo que não precisemos lutar, precisamos tomar posição e permanecermos firmes.

Não é agora que você sabe que a batalha não é sua que você vai pensar “Ah, Deus é por mim…. dá até pra relaxar, vou apenas me deitar por dez minutos”. Não, hora de decisão é tempo de tomar sua posição (que veremos abaixo) e permanecer firme (não ceder às tentações do inimigo e nem às inclinações da sua carne).

Tomando posição; Josafá prostrou-se, rosto em terra, e todo o povo de Judá e de Jerusalém prostrou-se em adoração perante o Senhor. A melhor posição que podemos tomar diante de Deus é de nos humilharmos diante Dele. Adoração significa dar o controle a Deus. Pare de controlar a situação e dê o volante ao Senhor.

Ter fé em Deus e nos profetas; “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”. Fé é uma das palavras que constantemente lemos na Bíblia, porque afinal, sem fé é impossível agradar a Deus. Ter fé não é algo simples. É lutar contra seus impulsos negativistas. Fé é a certeza das coisas que não se veem! É coisa de doido! E também ter fé nos profetas… É válido lembrar que no Antigo Testamento, Deus falava com o povo só através de seus profetas e hoje, além dos profetas abençoados que Deus coloca no nosso caminho, temos o Espírito Santo para nos direcionar. Se Deus te prometeu, creia em sua promessa, Ele vai cumprir!

Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao Senhor e o louvarem pelo esplendor de sua santidade, indo à frente do exército, cantando: “Dêem graças ao Senhor, pois o seu amor dura para sempre”. Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados. Quando os homens de Judá foram para o lugar de onde se avista o deserto e olharam para o imenso exército, viram somente cadáveres no chão; ninguém havia escapado. Quando começaram a cantar e entoar louvores, Deus agiu por eles! Deus mesmo preparou as emboscadas para o inimigo. Está passando por guerra? Louve! Prostre-se! Cante ao Senhor pela vitória que Ele já te deu pelos olhos da fé!

Quando não souber o que fazer….

Consulte a Deus e jejue. Mantenha seus olhos no único que pode fazer algo. Não tenha medo, nem fique desanimado. A batalha não é sua. Tome sua posição de adorador. Tenha fé em Deus e nas suas promessas. Cante ao Senhor pela vitória que Ele já te deu pelos olhos da fé! 

E então… todos os homens de Judá e de Jerusalém voltaram alegres para Jerusalém, pois o Senhor lhes enchera de alegria, dando-lhes vitória sobre os seus inimigos. Entraram em Jerusalém e foram ao templo do Senhor, ao som de liras, harpas e cornetas. O temor de Deus veio sobre todas as nações, quando souberam como o Senhor havia lutado contra os inimigos de Israel. 

Depois da guerra, sua história gera o temor de Deus sobre seu próximo, seu bairro, sua cidade! Tudo isso para a glória de Deus. Que Ele tenha abençoado você com essa mensagem e que te ajude a passar pelo momento de decisão.

Dani Cappelli 

Anúncios

4 Respostas to “Quando não souber o que fazer”

  1. samanta sales saldanha julho 20, 2011 às 2:32 am #

    nossa..veio na hora certa amiga….valeu por ter gastado tempo escrevendo essa mensagem…te amo e to com saudades

  2. Kleberson julho 20, 2011 às 11:40 am #

    Podemos até chorar, mas não nos entregar. Mesmo em lutas, podemos ver a presença maravilhosa de Deus. Ele está sempre por perto nos mostrando o caminho que Ele traçou para nós. Creio que até mesmo a dor coopera pro nosso bem, pois há uma promessa de que ela não irá além do que podemos suportar. Nós temos o direito de lutar…
    Obrigado pelas lindas palavras. Sou muito grato ao Senhor por ter colocado você em minha vida. Posso dizer que sempre sou o primeiro a ser abençoado com as coisas que você escreve. Continue deixando Deus te usar.
    Te amo.!!!!

  3. Rosangela julho 21, 2011 às 3:30 pm #

    Olá!! Com Deus é tão maravilhoso!! Estou meditando no livro de II Crônicas e como falou ao meu coração a passagem de JOsafá….
    Ontem no trabalho munha amiga comentou que no último final desemana a palavra ministrada no congresso de sua Igreja foi sobre Josafá!!
    Que sejamos sensíveis ao que Deus quer fazer em nós nestes dias e não esmorecer!
    Bjs

  4. Adelena outubro 20, 2011 às 1:25 am #

    Glória a Deus por essa palavra que entrou dentro de mim como uma flexa que acerta o alvo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: